Luisa Comiran's profile

Abrigo de emergência na Antártica

Abrigo de Emergência na Antártica

Projeto individual
Ano 2020
O abrigo emergencial será implantado próximo da estação antártica brasileira Comandante Ferraz de modo a dar suporte ao seu funcionamento. Militares e pesquisadores podem se abrigar neste refúgio em caso de serem surpreendidos por uma situação de clima extremo.

O programa de necessidades básico dessa construção é composto de dormitório com capacidade para 7 pessoas, espaço para armazenar alimentos e medicamentos e área técnica, a qual compreende os componentes do sistema hidráulico e elétrico. Foi adicionado ao projeto, também, uma mesa que além de dar suporte às refeições tem por objetivo facilitar o desenvolvimento de algumas atividades recreativas, como jogos de tabuleiro. É importante pensar como o usuário utilizaria o espaço, pois em caso de uma forte tempestade de neve ele deveria ficar no refúgio até o fim do mau tempo, podendo passar dias ali.

AUTOSSUFICIÊNCIA
A energia elétrica é produzida por uma turbina eólica de eixo vertical (VAWT). A água potável é obtida através de degelo e posterior tratamento com carvão ativado e radiação ultravioleta. As águas cinzas após serem filtradas e desinfetadas podem ser devolvidas à natureza. O efluente sanitário funciona de modo similar ao do banheiro químico, em que recebe alguns produtos e é posteriormente transportado até a base principal para ter um destino mais adequado. 

O aquecimento do módulo é feito através do sistema radiador, em que água quente percorre a envoltória da construção. O edifício é composto por parede dupla, sendo a interna fabricada em CLT e a externa em chapa metálica com isolante térmico. A opção pelo uso de madeira no interior, inclusive nas vigas que sustentam os módulos com dimensão de container, ocorre para minimizar a ponte térmica e melhorar o desempenho da construção.
Planta
Corte AA
Corte BB
Abrigo de emergência na Antártica
Published:

Owner

Abrigo de emergência na Antártica

Published:

Creative Fields